quarta-feira, 29 de julho de 2009

O BOM SAMARITANO

30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneir




LUCAS 10.30 AO 37

Viemos uma época em que os cristãos estão encantados com as pregações de auto-ajuda e de sucesso com marca de que Deus esta na vida do cristão. Este tipo de mensagem tem chamado bastante a atenção das pessoas e os pregadores “marqueteiros” estão se aproveitando desta onda “sensacionalista” e pregando aquilo que o povo quer ouvir. Hoje as pessoas estão se convertendo a pregação das igrejas evangélicas porque estão mais interessadas naquilo que podem receber de Deus, do que propriamente elas podem oferecer para Deus, em termos de culto, santidade e sacrifício pessoal. Os pastores estão mais interessando “naquilo” que as pessoas podem oferecer para a $igreja$.


Em Lucas 10.30-37 Jesus conta uma história e depois faz a devida reflexão sobre o sentido da palavra AMOR. Especialmente AMOR AO PRÓXIMO. Estava um homem passando por uma estrada quando foi atacado por assaltantes que o espancaram e o deixaram gravemente ferido, um sacerdote passou pelo local e depois um levita, ambos passaram e não prestaram socorro, depois passou um samaritano, considerado pelos judeus como uma raça de judeus degenerada pelos casamentos mistos.

Após narrar estes fatos Jesus perguntou quem era de fato “irmão”(ou o próximo) deste judeu? – a resposta de um doutor da lei foi certeira: “aquele que usou de misericórdia para com ele” – Jesus confirmou que aquela era a resposta certa, mas advertiu:”vai, e faze tu o mesmo”

Não bastar sabermos qual é a vontade de Deus, é preciso fazer o que ele manda, não basta termos como principio religioso o habito de chamar os freqüentadores da igreja de irmão, é preciso agir com misericórdia.

Mas não é só isso que tiramos de lição do texto sagrado. Aquela pessoa que estava caído na estrada não tinha nenhum vinculo de parentesco, ou qual tipo de afinidade social, ideológica, política, religiosa com o samaritano, o samaritano “ajudou sem olhar a quem”. O ato de praticar misericórdia não pode ser escolhido pelo merecimento mas pelo simples ato de praticar bondade.

Os pregadores estão evitando pregarem estas doutrinas bíblicas para não “diminuírem os rendimentos das igrejas” que perderam parte das suas arrecadações se ficarem ensinando os crentes a praticarem caridade na rua.

Aí dos pregadores que omitem a verdade do Evangelho, por estarem de OLHO GORDO NAS OFERTAS DOS CRENTES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário